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Como elaborar o conteúdo do email marketing: a mensagem – Parte II

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Continuando nossos artigos sobre a criação do conteúdo adequado para cada tipo de email marketing, vamos falar sobre a mensagem.
 
Comecemos recapitulando o que aprendemos no post anterior. Não podemos nos esquecer de que todas as etapas que englobam o envio de email marketing devem ser planejadas e executadas por profissionais especializados e qualificados para executar cada função específica.

A montagem do layout, assim como a elaboração da mensagem, faz parte do período pré-envio e deve ser compatível com o perfil do público-alvo. Outro aspecto com relação ao design é preciso ser destacado: ele deve estar totalmente em harmonia com o que a mensagem passará, de forma que os dois se complementem e só tenham a acrescentar positivamente ao conceito elaborado para a campanha de envio de email marketing.
 
E a mensagem em si? O que de especial ela deve trazer?

A elaboração da mensagem

Agora que já sabemos que o layout é importante, interessa aprender o que é preciso conter de conteúdo escrito nessa peça. Primeiramente, a linguagem a ser usada para produzir os textos deve ser ainda mais fiel ao público do que o layout. A linguagem deve falar diretamente e de maneira perfeitamente íntima com o público-alvo a que o email marketing se direciona. É ela que vai despertar o desejo de compra e vai aproximar definitivamente o cliente da sua marca.
 
Quando falar de envio de email marketing, estamos falando de uma estratégia de marketing direto. Marketing direto preza por comunicação estritamente próxima entre o cliente e a empresa e para que você consiga fazer com o que o público se sinta muito próximo da marca é preciso que fale a língua dele. Ou seja, fale a ele o que ele quer ouvir e dê a ele de uma maneira facilitada aquilo que ele quer, mas não sabia como encontrar ou estava em uma realidade distante da dele.
 
Para isso, conte novamente com profissionais devidamente qualificados para redigir textos que seduzam e envolvam o público. Os redatores publicitários para web são os mais indicados, nesse caso. Não ache que um texto que começa com “Venha conhecer” ou “Chegou o que você tanto sonhava” é o suficiente para atrair e prender a clientela. Invista de verdade na ação que está realizando! Faça com que o público se sinta em casa e muito à vontade com o seu produto, serviço ou em conhecer a sua marca.
 
Além da preocupação com a elaboração da mensagem interna do email, você não pode deixar o subject de lado. Subject é o dito “assunto” do email, aquelas palavras que nos aparecem na caixa de entrada ao lado do endereço que está enviado a mensagem.
 
É extremamente comum recebermos emails marketing com subjects extensos, mal (ou até nada) elaborados e que dão a clara impressão de serem SPAM. Para não cair no erro de realizar o envio de email marketing com um subject que leve o usuário a encaminhar seu email para a lixeira, tome cuidado também com a primeira impressão. Para isso, use poucas palavras. Utilize apenas aquelas que irão definir o que você está passando. Não se atenha em tentar explicitar o nome de sua marca no subject. Preocupe-se em passar claramente e de maneira coesa o produto/serviço que está vendendo, pois é o que interessa ao leitor e o que irá induzi-lo a abrir o email. Uma boa ajuda nesse momento vem da utilização do software email marketing, que auxilia na definição de subjects bem elaborados e condizentes com a proposta do email.
 
Por fim, podemos resumir estes dois artigos em:
 
1 – Elabore layouts bem trabalhados, sem poluição visual e com um perfil condizente com o do seu público-alvo.
 
2 – Redija mensagens com a linguagem mais próxima do seu público possível e de forma clara, coesa, sedutora e sucinta.
 
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This article was written by Aveia man

Gerente de estratégias para novos negócios da Aveia Soft. Procuro auxiliar nossos clientes em como fazer o melhor no marketing digital, principalmente com a utilização do Email Marketing Profissional.

2 comments:

joao carlos31 de agosto de 2013 at 12:04Reply

Por que todos os e-mails q recebo para visualizar preciso clicar no link. Raríssimos são os que a imagem do templete aparece com o layout

Adao Marcio Ferreira9 de setembro de 2013 at 11:44Reply

Você deve inserir as imagens no corpo do email e não anexar a mesma.
Para mais detalhes consulte o Help

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