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Como elaborar o conteúdo do email marketing: o layout – Parte I

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O êxito nas ações de marketing depende de diversos fatores e eles, em sua maioria, dependem de um detalhe em comum: ambos devem ser realizados da maneira mais profissional possível. Com o email marketing e seus componentes não é diferente!

Tudo que envolve o envio de email marketing deve ser trabalhado, planejado e executado de maneira profissional para que a ação reverta nos resultados esperados.

Desde o período pré-disparo, que é quando ocorre o planejamento da campanha e a definição das ações, até o tempo pós-envio, quando o software email marketing nos permite ter estatísticas e dados concretos referentes às taxas de conversão e, consequentemente, analisar os erros e acertos da campanha até então.

Hoje vamos começar a tratar de uma das fases que integra o período pré-envio. Vamos falar sobre a elaboração do conteúdo e mostrar o que é mesmo importante e deve ser preparado com mais cuidado e atenção, pois é um ponto decisivo na peça. Podemos dividir a produção de conteúdo em duas partes: a elaboração da mensagem e a produção do design. As duas devem casar uma com a outra e o cuidado com elas é simplesmente fundamental para a empresa que quer ganhar alguma coisa com o envio de email marketing. Vamos, portanto, analisá-las separadamente para, então, entender porque a união das duas é essencial para o sucesso da campanha.

A elaboração do layout

A montagem de todo o design da peça que irá compor o email deve ser feita por um profissional especializado em criação e web. O layout é decisivo para o leitor que abrirá o email, pois é o fator mais convidativo e que primeiro notamos ao abrir uma mensagem na internet. O desenvolvimento do design deve ter tudo a ver com o perfil do público-alvo.

Suponhamos que o email se direcione a universitários e fale sobre a oferta de intercâmbio cultural. O layout deve ser despojado e as fontes, cores e disposição dos objetos na arte devem agradar visualmente e psicologicamente o jovem. Um email com uma peça séria ou muito infantil não se aproxima dos desejos do universitário e, por consequência, não pode ser considerado uma ação eficiente.

Além disso, um design bem elaborado, que respeite as regras de direção de arte e mostre um cuidado maior no momento da produção, passa credibilidade por parte da empresa. Dá ao leitor a sensação de que a empresa se preocupou em elaborar um email especial que tivesse a sua cara, ajudando a fidelizar e aproximar ainda mais o cliente e a empresa.

Se um dia sugerirem a você que scaneie o flyer, folder ou até o cartão de visitas da empresa e encaminhe este documento anexo em suas ações de envio de email marketing, jamais ache que esse conselho tem algum fundamento ou que pode vir a funcionar e, por ser uma solução mais barata, é mais vantajosa. De maneira alguma! Além de não preencher os requisitos necessários para a comunicação via web, os materiais gráficos físicos, quando levados para a internet, são extremamente ineficientes e prejudiciais à marca, pois, além de visualmente serem ruins devido à baixa qualidade e às fontes que geralmente ficam ilegíveis, demonstram desinteresse da empresa e falta de envolvimento com a comunicação.

Se o receptor se deparar com um layout mal feito ou uma arte scaneada, certamente não dará confiança à marca e quem sabe nem chegará a ler o que está escrito na peça. Porém, se o design lhe for agradável e lhe passar familiaridade, a chance de o leitor receber de maneira mais amigável e até convidativa o email é infinitas vezes maior, aumentando as chances de leitura e conversão.

Como podemos ver, um layout bem desenvolvido e compatível com o perfil do público-alvo é crucial para o êxito do envio de email marketing. E, após se sentir confortável com o design, o próximo passo ao leitor é ler o conteúdo do email. Para saber como elaborar corretamente a mensagem, acompanhe nosso próximo artigo e tenha a certeza de não falhar em suas ações de envio de email marketing.

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This article was written by Aveia man

Gerente de estratégias para novos negócios da Aveia Soft. Procuro auxiliar nossos clientes em como fazer o melhor no marketing digital, principalmente com a utilização do Email Marketing Profissional.

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