[email protected]Das 9:00 - 17:30 / Seg - Sex

O que é Planejamento de Marketing? Veja dicas valiosas

Post 25 of 65

Entender o que é, como funciona e por que um planejamento ou plano de marketing é importante, é fundamental para que as empresas obtenham sucesso na divulgação de seus produtos. Você já ouviu falar nas diversas estratégias de marketing que servem para aproximar, fidelizar ou seduzir os clientes? Não? Então fique atento a este artigo e não perca mais tempo. O marketing é fundamental para alavancar uma marca!

O que é Planejamento de Marketing?

É um planejamento no qual são identificadas as oportunidades que podem trazer bons resultados e excelente retorno à organização. O planejamento mostra também as maneiras para se alcançar o sucesso desejado. Ele pode ser realizado em diversos níveis. Por exemplo: o plano de marketing global de uma empresa pode possuir diversos planejamentos menores designados cada um para seu respectivo setor.

Diversos estudiosos e especialistas em marketing já conceituaram o dito planejamento de marketing. Uma das definições mais difundidas no meio é de autoria de Las Casas (2001, p. 18), na qual ele disserta o seguinte: “o plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico da empresa”. Com isso, Las Casas quis dizer que o plano tem a função de aliar os componentes do marketing ao ritmo da empresa para gerar bons resultados, principalmente de divulgação e promoção da marca ao público-alvo.

Quais os benefícios?

Para explicar algumas vantagens da utilização do planejamento de marketing, vamos utilizar a definição de outros dois importantes nomes do marketing. Em 2000, Churchill e Peter escreveram que um plano de marketing bem feito consegue ajudar os membros do departamento de marketing a entender onde seus esforços devem se concentrar, além de permitir que observem e tirem o melhor proveito das oportunidades no mercado.

Como é aplicado?

São avaliadas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da empresa e, a partir disso, montadas estratégias que visem a reforçar ou elevar a imagem da marca, produto ou serviço em questão para o público-alvo adequado.

Cada planejamento é único e específico para o perfil daquela empresa. Não existe um modelo pronto de plano de marketing. Para que ele seja correto, é necessário que seja específico para as necessidades de cada organização.

Algumas estratégias

O planejamento de marketing engloba inúmeras ações e estratégias que podem ajudar a promover uma marca. Os tipos de marketing são classificados em muitas categorias e de várias maneiras. Um deles é muito conhecido e bem importante a empresários que trabalham com a internet ou têm a visão de que ela é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da organização. É ele: o marketing direto.

E um bom exemplo de ação que pode ser classificada como tal é o envio de email marketing. Essa estratégia é dita como uma ação de marketing direto por ser direcionada apenas para o público-alvo desejado, com a mensagem e peça destinadas especialmente para essa parcela da população, permitindo que a empresa converse realmente direto com o cliente.

Porém, para que funcione com essa segmentação, é preciso que seja aplicada de forma profissional para fugir de SPAM e busque limitar verdadeiramente a base de envio. Para isso, é fundamental a utilização de um programa email marketing, que torna o envio de email marketing uma ação profissional e benéfica à empresa.

O que achou deste artigo? Uma boa forma de iniciar o marketing com planejamento na sua empresa é fazendo Email Marketing. Vou-lhe fazer uma proposta, abra uma conta SendNews sem compromisso, isso mesmo, junte os seus contatos perdidos no Outlook e inicie hoje mesmo. Coloque seu planejamento em prática, enviando três emails, mas não envie emails promocionais nos dois primeiros, monte um email explicando dos benefícios de seu produto, vantagens de usar. Envie aguarde 2 dias e envie outro, com mais e novas vantagens, este também sem objetivo de realizar uma venda instantânea, explique vantagens.
O que estamos fazendo é montar um pequeno plano, ensinando e comentando das vantagem que é ter seu produto, pode ser artigos técnicos, mas evite falar de preços ou promoção, no terceiro envio comente sobre valores.

 

Para esse pequeno teste, utilize a conta demonstração que temos do SendNews, essa conta funciona por 15 dias. Não importa se você tem 10 ou 100 emails, tente. Depois, escreve nos comentários como foi o resultado.

Estou a disposição para lhe ajudar nesse início, encaminhe um email ou comentário que irei-lhe ajudar.

 

, , ,

This article was written by Aveia man

Gerente de estratégias para novos negócios da Aveia Soft. Procuro auxiliar nossos clientes em como fazer o melhor no marketing digital, principalmente com a utilização do Email Marketing Profissional.

6 comments:

BÁRBARA MARCH19 de setembro de 2012 at 16:37Reply

Olá ADão tudo bem? parabéns pelo texto , muito esclarecedor mas ainda tenho algumas dúvidas e questões que não consigo entender, por exemplo, planejamento de marketing e plano de marketing são a mesma coisa? se não, qual a diferença entre eles?

Adao Marcio Ferreira21 de setembro de 2012 at 12:14Reply

Olá Bárbara,

É a mesma coisa, planejamento e plano é o conjunto de ações que a empresa vai tomar, a empresa pode ter vários planejamentos ou planos.
Acredito que a divergência ou existência de dois termos ocorreu na hora de tropicalizar o conteúdo americano, criando essa diferença.

Agora como todo mortal posso estar enganado, até porque tudo muda. Fica aberto o tema para demais estudiosos do assunto.
Obrigado por participar Bárbara.

Cris Trindade7 de novembro de 2012 at 8:07Reply

Parabéns pela reunião de informações. Gostaria de saber qual programa de e-mail mkt você indica utilizar? Conhece algum gratuito?

Adao Marcio Ferreira27 de novembro de 2012 at 14:44Reply

Cris, Somos a SendNews, ele não é gratuito, mas acredito que vale cada centavo investido.

Cristina Almeida27 de agosto de 2013 at 15:07Reply

Boa tarde, Adão!!!
Estou fazendo trabalho de conclusão de curso e um dos tópicos do RT é o “planejamento de marketing”, será que poderia me ajudar indicando autores?

obrigada,

Adao Marcio Ferreira27 de agosto de 2013 at 15:42Reply

Boa tarde Cristina,

Cristina desculpe não poder ajudar, mas em planejamento de marketing sou autodidata, minha formação é mecânica industrial e depois software.
Tenho lido sobre o assunto para aplicar no comercial da SendNews, tenho atuado na promoção e planejamento de marketing da mesma.

Mas minha leitura tem-se voltado para o dia a dia, e de autores que acredito não serem qualificados para final de trabalho.
A grande maioria é de pessoas como eu, sem formação na área, mas que atua.
E minha dica procure autores de livros ou artigos em revistas com peso na área, artigos publicados em revistas de mercado e científicas que tenham
reconhecimento dentro do meio acadêmico.

Certos autores é a mesma coisa que ir na biblioteca da sua Universidade, pegar trabalhos de graduação e citar, na hora da banca você vai ver que não vale nada.
Infelizmente são estudos de alunos, sem métricas e comprovações para o meio acadêmico. Uma ideia no papel.

Espero que você não fique triste, mas antes ficar calado do que indicar e falar besteira, lhe desejo bom trabalho final.

Adão Marcio Ferreira

Menu